top of page

Minha História

     Olá, Meu nome é Diana Rugeles, sou psicóloga clínica há dezoito anos e durante minha trajetória acadêmica, dediquei-me a diversos estudos, incluindo mestrado, residência, especializações e cursos de aperfeiçoamento em plataformas de profissionais da saúde mental. Essa jornada tem sido marcada pelo aprimoramento constante dos meus atendimentos clínicos, permitindo-me auxiliar meus pacientes em suas questões emocionais e comportamentais, buscando promover seu bem-estar geral.

   Ao longo desses anos, tive a oportunidade de trabalhar em várias instituições, o que enriqueceu minha experiência e me proporcionou uma visão mais ampla sobre as funções e atuações de diferentes profissões da área da saúde mental. Além disso, mantenho importantes intercâmbios com outros profissionais, como advogados, médicos, nutricionistas e assistentes sociais, o que tem se mostrado fundamental para um cuidado mais completo e integrado aos meus pacientes.

   

    Durante minha jornada, deparei-me com diversas situações complexas envolvendo meus pacientes, muitos dos quais foram ou ainda são vítimas de diferentes formas de violência, como violência patrimonial, psicológica, sexual, física e moral. Essas situações são delicadas e exigem um tratamento sensível e empático, e tenho buscado constantemente me aprimorar na abordagem dessas questões.   

    Em 2016, tive a oportunidade de mudar-me para a Colômbia devido ao trabalho do meu marido. Essa experiência foi enriquecedora, pois me permitiu vivenciar a realidade de ser uma migrante e aprofundar meus estudos e pesquisas nessa área. Trabalhei em uma ONG chamada EUDES, cujo objetivo é atender pessoas com HIV/AIDS. Na instituição, tive a oportunidade de atuar em pesquisas macro políticas e também realizar atendimentos clínicos para crianças, adolescentes e adultos.

   Além disso, a ONG abria exceções para atender fluxos de migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade, que muitas vezes se envolviam na prostituição devido às dificuldades de inserção no mercado de trabalho, decorrentes da crise no país e da xenofobia enfrentada por eles. Essa experiência me permitiu aprofundar-me nessa temática e compreender melhor aspectos como o sistema de saúde (que não possui um sistema público), geopolítica, cultura, fluxos migratórios e direitos humanos, entre outros.

   Desde que me mudei para o exterior, tenho direcionado parte dos meus atendimentos para o formato online, possibilitando que eu possa auxiliar pacientes que residem fora do país. Atualmente, meu foco está no atendimento a crianças a partir dos 9 anos, pais, adolescentes e adultos por meio dessa modalidade.

   Em resumo, minha trajetória como psicóloga clínica tem sido marcada por uma busca constante por aprimoramento e uma atuação abrangente, cuidando das questões emocionais e comportamentais dos meus pacientes de forma sensível, empática e integrada com outros profissionais da saúde mental. A experiência como migrante e meu envolvimento com temas sociais relevantes me permitiram desenvolver uma compreensão mais ampla dos desafios enfrentados por meus pacientes e me motiva a continuar buscando formas de contribuir para a melhoria da qualidade de vida deles.


&CURSOS 

FORMAçõES
 

Universitat de Barcelona - Salud mental, género, procesos culturales e intervenciones psicológicas con inmigrantes, minorías y excluidos sociales

2023- 2024

Facuminas - Psicanálise, Psicoterapia e Psicopatologia Do Adolescente.
2023 -2024

Mestrado em Ciências do Cuidado- UFF Área de concentração: Saúde no contexto sócio cultural. Pesquisa com adolescentes com transmissão vertical de HIV/AIDS, no HUAP (2015-2017)

Residência Integrada Multiprofissional em Saúde: Hospital Universitário Clementino Fraga Filho- HUCFF/Hospital São Francisco Assis – HESFA/ Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira IPPMG. Período: fevereiro de 2010 a Abril de 2012.

Especialização em Psicologia Oncológica Instituto Nacional do Câncer- INCA Período: março de 2008 a Outubro de 2008.

Especialização em Saúde Mental da Infância e da adolescência Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro- IPUB/UFRJ Período: março de 2006 a Março de 2008.

Graduação em Psicologia
Faculdades Integradas Maria Thereza- FAMATH
Período: julho de 1999 a setembro de 2005.

Curso de Prevenção à Exploração Sexual Infantil e Combate ao Tráfico Humano.
(2023 - atualmente)

Curso de aprimoramento multidisciplinar em saúde mental com foco em psicopatologia e casos clínicos.
(2022 - atualmente)

Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.
DSM-5-TR

(2022 - atualmente)

Curso de aprimoramento para trabalhar com prevenção e pósvenção em crise suicida.
IPPES (2022 - 2023)

EXPERIêNCIA PROFISSIONAL

Consultório Particular    -      atendimento somente on-line

Publico alvo: crianças a parti de 9 anos, adolescentes, adultos e imigrantes.

(2005 – até o momento)

O Doctoralia é uma plataforma que conecta e aproxima pacientes dos profissionais de saúde. Atua como psicóloga clínica online.

(2016 – até o momento)

A Fundação Aquarela é uma entidade regulamentada sem fins lucrativos que

atua na Colômbia/ Bogotá  desde 1994. Atua como psicóloga voluntária em atendimentos online e lives nas redes sociais.

(2016 – até o momento)

Trabalho Voluntario - Atendimento a vítimas que passaram por abusos sexuais, exploração sexual, violência doméstica e tráfico humano.

(2023 - até o momento)

Atendimento Psicoterapêutico online para brasileiros e latinos residentes no exterior .

(2022 - até o momento)

Migraidh / Faculdade Federal de Santa Maria
Pesquisadora em Fluxos Migratórios.
(2021 até 2022)

FUNDAÇÃO EUDES Colômbia - Bogotá.
Atendimento em grupo e individual, público: crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Atuava atendendo crianças, adolescentes e Adultos com HIV. Acolhimento para
venezuelanos e refugiados.

(2016 – 2020)

Hospital Psiquiatrico de Jurujuba
Psicologia Cliníca atendendo pacientes internados acometidos por ideação suicida, surtos psicóticos, autismo. Nas internações masculinas e femininas de agudos.

(2005 - 2010)

Agende Sua COnsulta

Como Posso Ajudar?

bottom of page